Em cenário de diminuição de margens, healthtech ganha mercado ajudando hospitais a gerarem novas receitas

Obs.: Matéria publicada pelo portal Setor Saúde

O cenário atual do setor hospitalar tem demandado por parte dos gestores ações com foco na busca pela eficiência e diminuição de custos. Concomitantemente, muitos hospitais têm buscado alternativas para ampliar também as fontes de receita. Nesta perspectiva, a healthech NAXIA DIGITAL tem contribuído para que hospitais passem a ter uma nova fonte de recursos, atendendo pessoas que não possuem plano de saúde e que buscam agilidade e valores mais acessíveis. A empresa, fundada em 2018, vem ganhando mercado em hospitais do Rio Grande do Sul e em 2022 entrou em São Paulo, polo de saúde mais importante do Brasil. Para 2023, a projeção é seguir crescendo com a adesão de novos hospitais parceiros.

“No ano passado fechamos parcerias importantes com hospitais do Rio Grande do Sul. Além disso, ‘fincamos pé’ na segunda maior economia do Estado, Caxias do Sul, com a parceria iniciada com o [Hospital] Virvi Ramos. E em dezembro, a Santa Casa de Cruzeiro, em São Paulo, passou a utilizar as nossas soluções. Estamos avançando de forma consistente. A nossa expectativa é anunciar nos próximos dias novos hospitais que passarão a oferecer a nossa tecnologia e o cartão NAXIA CARD, com descontos e benefícios para os moradores da região em que atuam”, comemora o CEO da NAXIA, Fernando Pedroso (foto).

aumentar receita hospital

Pedroso destaca que os hospitais têm enfrentado desafios como o aumento dos custos de insumos, glosas represadas e maior tempo para recebimento por parte das operadoras. As instituições também seguem com problemas históricos envolvendo a baixa remuneração das tabelas SUS e do IPE Saúde (plano de saúde dos servidores do Estado). “São fatores antigos e recentes que têm diminuído a margem de lucro dos hospitais. Em relação ao IPE Saúde, por exemplo, as margens se tornaram negativas para muitos hospitais, inviabilizando a manutenção dos atendimentos. Adiciona-se ainda a este cenário os juros que seguem altos e o novo piso salarial de enfermagem em tramitação em Brasília, que assim que entrar em vigor, aumentará em muito a situação preocupante relacionada à sustentabilidade econômico-financeira dos hospitais. A nossa solução tem sido procurada por justamente conseguir criar um novo segmento de consumo, gerando uma alternativa recorrente e escalável de receita”, explica.

“Os hospitais que passam a integrar a REDE NAXIA [instituições que oferecem o seu próprio cartão de descontos sob a bandeira NAXIA DIGITAL], conseguem incrementar a sua receita de forma importante. Temos um hospital cliente, por exemplo, que atingiu mais de 10% de aumento na entrada de recursos após a implantação e desenvolvimento dos ciclos comerciais. Uma das vantagens do nosso modelo é que através da REDE NAXIA, os hospitais, além de atender os seus usuários, também podem oferecer serviços para outros cartões de hospitais clientes da NAXIA DIGITAL”, completa o CEO.

Consultoria para a criação de pacotes de serviços

A NAXIA conta ainda com uma equipe especializada que auxilia os hospitais a criarem pacotes de serviços exclusivos. “A nossa equipe faz um estudo da região onde o hospital atua e identifica demandas que podem ser ofertadas para a população. A partir disso, partimos para a definição de um valor atrativo com o hospital, negociando também com os médicos especialistas ou fornecedores. Com isto o hospital consegue atender, por exemplo, uma pessoa que está há meses esperando um procedimento pelo SUS ou que pretende fazer uma cirurgia estética não coberta pela saúde pública, por exemplo”, explica Pedroso.

Telessaúde cresce

Outra vertical de atuação da NAXIA que tem gerado resultados positivos é a Telessaúde. “Um dos produtos que oferecemos e que vem crescendo muito nos últimos meses é a nossa ferramenta de Telemedicina. Ela vem sendo utilizada tanto por hospitais e clínicas como por médicos e profissionais de saúde que atuam em seus consultórios. A solução oferece também Prontuário Eletrônico, com receituário, prescrição digital, onde o cliente recebe a prescrição por SMS e outras funcionalidades integradas para o prestador utilizar. Toda a consulta é feita pelo aplicativo, desde a marcação até a reconsulta. Outra vantagem é que o prestador passa a estar listado no rol de profissionais para todos os nossos usuários ativos, ampliando o alcance e a visibilidade dos serviços oferecidos, inclusive para pacientes de outros municípios através da REDE NAXIA DE HOSPITAIS”, reforça o executivo. 

naxia digital hospital receita hospitalar

Investimentos na área comercial

Recentemente a empresa fechou parceria com uma empresa de tecnologia reconhecida nacionalmente e que auxiliará no incremento da venda dos cartões. “Estamos realizando investimentos importantes para acelerar a venda dos cartões e pretendemos ampliar consideravelmente as adesões de usuários, gerando uma fonte de receita recorrente ainda maior para os hospitais. A parcela principal da mensalidade dos cartões entra direto para o caixa dos hospitais parceiros”, lembra Pedroso.

White Label

Sob o enfoque do usuário, a solução é a opção ideal para pessoas e famílias que dependem do SUS mas que querem agilidade na hora de procurar atendimento, podendo utilizar a vasta gama de serviços e exames disponibilizados pelos hospitais, sempre com valores especiais e exclusivos. Empresas também podem aderir ao cartão, disponibilizando o mesmo aos seus colaboradores. Pelo APP NAXIA DIGITAL o usuário consegue realizar a marcação de consultas, teleconsultas e interconsultas e tem acesso a um Pronto Socorro Digital 24h. Os cartões da NAXIA DIGITAL também oferecem ao usuário um Clube de Benefícios com descontos exclusivos, por meio de parceiros distribuídos em todo território brasileiro. Um dos destaques do Clube são os descontos de até 60% em medicamentos, através do convênio com cerca de 25 mil farmácias. 

O modelo White Label consiste em um cartão personalizado com o nome do hospital, sob a bandeira da NAXIA DIGITAL. Com ele a instituição fortalece a sua marca, amplia a rede de clientes e disponibiliza serviços a valores acessíveis, de forma descomplicada e ágil, além de passar a contar com uma receita recorrente, por meio das mensalidades.

Matéria publica no portal Setor Saúde, no dia 27 de fevereiro de 2023.

Compartilhe:

Veja também